Uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do calendário esportivo brasileiro chega aos 25 anos de realização. As 100 Milhas Piracicaba será disputada no dia 3 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), e espera reunir competidores de vários estados do país. A prova contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias.
Em sua 25º edição consecutiva e fazendo parte do calendário oficial do município, a prova de longa duração também marca o aniversário de Piracicaba, que em 2014 completa 247 anos de fundação.
Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de nome como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi.
“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos”, informa Benedito Giannetti Júnior.
A expectativa de contar com um grid repleto de pilotos anima o organizador do evento e maior vencedor da prova, com sete vitórias nas 24 edições anteriores. “A grande quantidade de participantes que vem disputando a Copa ECPA de Velocidade nos deixa animados quanto ao número de participantes neste ano”, afirma Dito Giannetti, que venceu no ano passado entre os protótipos tubulares que disputaram a prova.
Disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem muita técnica e perícia dos pilotos, a prova se desenvolve por 78 voltas na pista, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilômetros.
Apesar da prova ser disputada em um domingo, são considerados dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera da corrida, no sábado (2), com treinos livres e tomada classificatória, para a formação do grid de largada.