A grande final da Seletiva de Kart Petrobras em 2012 vai ser disputada nos dias 27 e 28 de novembro na cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo. É no município que, no último mês de agosto, foi inaugurado Kartódromo MMoa - considerado um dos mais modernos do Brasil -, cuja principal característica é a oferta de inúmeras opções de traçado aos competidores.
A igualdade de condições para os finalistas é a principal característica da fase decisiva Seletiva Petrobras, e por esse motivo a competição encontrou, na pista paulista, o território ideal para a grande final de 2012.
"O kartódromo MMoa tem uma característica que se encaixa muito bem no espírito da Seletiva, que promove uma disputa em igualdade de condições na qual se destaca o piloto que, de fato, estiver mais bem preparado naquele momento. Como o circuito tem mais de 170 opções de traçado, é quase impossível para qualquer um dos finalistas ter experiência prévia no palco da decisão, o que evita distorções no equilíbrio da disputa", salientou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.
O traçado principal do Kartódromo MMoa conta com 2.780 metros de extensão e cumpre todas as exigências da Comissão Internacional de Kart (CIK-FIA). Além da estrutura, a posição geográfica é outro fator positivo para o kartódromo. A cerca de 130 quilômetros de São Paulo, em uma região que conta com cidades bem estruturadas (como Americana e Campinas), a pista está localizada a menos de 50 km do aeroporto internacional de Viracopos.
Com cinco das seis provas de sua fase de classificação concluídas, a Seletiva de Kart Petrobras já definiu dez dos doze nomes que estarão em Nova Odessa para a grande final. Guilherme Salas (SP), Victor Fazekas (PE), Gabriel Casagrande (PR), Renato Júnior (RJ), Ariel Varella (ES), ítalo Leão (DF), João Vieira (TO), Olin Galli (RJ), Jean Aguiar (SP) e Joaquim Junqueira (GO) se classificaram nas provas realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão.
O vencedor da edição 2012 da Seletiva de Kart Petrobras recebe o prêmio que visa, justamente, impulsionar o próximo estágio de sua carreira - que costuma ser a passagem do kart para o automobilismo. Entre os campeões do torneio que se destacaram no mundo da velocidade estão Danilo Dirani (campeão da F-3 Sul-Americana, integrante do programa de desenvolvimento da Honda na F-1 e atualmente na F-Truck); Sérgio Jimenez (campeão da F-Renault Brasileira e com passagem pela GP2 - atualmente no GT Brasil) e Júlio Campos (destaque da Stock Car e campeão da Fórmula Skib Barber nos Estados Unidos).
texto e créditos: Rafael Durante (Mtb 48.044)
foto: Fábio Oliveira