Quero estrear essa coluna, neste final de ano, fazendo um balanço dos bastidores do site. Um balanço até certo ponto negativista, você leitor pode pensar, mas creio que seja a realidade. Creio que seja a realidade o fato de, talvez, essa ser a coluna de estréia e de encerramento. A primeira e a última.
É fácil explicar: Como disse aqui em entrevista, só paixão pelo nosso automobilismo regional não mantém esse site. E possivelmente, ele deve acabar.
Deve acabar porque, apesar de ter conteúdo, não tem apoio. Deve acabar porque, apesar de dar retorno a muitos, poucos fazem algo para mantê-lo no ar. Poucos, muito poucos procuraram nossa equipe para dizer "obrigado pela visibilidade". Em número menor ainda se dispuseram a ceder alguns centímetros quadrados do carro para colarmos um adesivo da nossa marca. Mesmo que um local ainda não vendido, com a condição de ser retirado, caso o local fosse comercializado.
Pedimos. Pedimos apoio dos patrocinadores dos carros que mais tiveram visibilidade, em vão. Pedimos. Cansamos de pedir... Cansamos de dar visibilidade ao campeonato, bancando os custos, o tempo gasto, as noites mal dormidas. Cansamos de nos encharcar ao ir pra pista fotografar etapas chuvosas, arriscando danificar equipamento. Cansamos de ver trabalhos com menor qualidade serem mais valorizados. Cansamos.
Foi duro trabalhar um ano todo sem uma sala de imprensa, sem um local para sequer deixar equipamentos, sem nada. Foi duro...
Foi gratificante. Penoso, mas gratificante. Estar envolvido no meio automobilístico foi gratificante. Só. É pouco.
Precisamos manter o site sem déficit. Quando o criei, a idéia era manter um canal de visibilidade do regional de automobilismo, para que o patrocinador de um carro pudesse VER o carro em algum lugar, e saber que mais pessoas estavam vendo, te dando retorno. E isso nós conseguimos. Mas fizemos gratuitamente, e pior, gastamos. Gastamos o que não tínhamos. Gastamos o que era possível. Não é mais possível...
Lamento informar que temos "bala na agulha" pra mais três etapas. Três etapas é o tempo que temos para conseguirmos anunciantes para o site manter-se vivo, pois por si, não conseguirá fazê-lo de "obrigados".
E tenho dito.
Quer falar sobre isso? Escreva: colunamiagi@automobilismopaulista.net